Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O primeiro satélite brasileiro a entrar em órbita atinge a maioridade nesta quarta-feira (9/2). Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), o Satélite de Coleta de Dados (SCD-1) foi lançado em 1993 pelo foguete norte-americano Pegasus. Em seu 18º aniversário de operação, o SCD-1 totaliza 94.994 voltas ao redor da Terra – o equivalente a oito viagens de ida e volta a Marte ou 3.216 viagens à Lua. Projetado inicialmente para durar apenas um ano, o equipamento de 115 quilos viaja a 27 mil quilômetros por hora e demora cerca de uma hora e quarenta minutos para completar uma volta no planeta.
Sua principal missão, entre outras aplicações, é retransmitir informações que auxiliam na previsão do tempo e no monitoramento das bacias hidrográficas brasileiras.

O satélite integra o atual Sistema Nacional de Dados Ambientais (Sinda). Baseado em satélites de órbita baixa, os equipamentos desse sistema retransmitem as informações ambientais recebidas das plataformas de coleta de dados espalhadas pelo Brasil a um centro de missão.

Mais informações: sinda.crn2.inpe.br

Agência FAPESP