O objetivo geral do projeto é desvendar mecanismos moleculares relacionados ao controle glicêmico e ao desenvolvimento de complicações em portadores dos tipos 1 e 2 da doença, o que inclui a regulação epigenética da expressão de transportadores de glicose em diferentes tecidos.
O projeto visa a investigar a regulação epigenética, mediada por microRNAs, da proteína GLUT4 (gene Slc2a4) em músculo esquelético de camundongos portadores de diabetes mellitus tipo 2.
Os candidatos devem ter doutorado na área de Ciências da Saúde, com foco em metabolismo de carboidratos e diabetes mellitus. Precisam ter experiência e conhecimento comprovados em: avaliação e validação de microRNAs; análise da expressão de Slc2a4/GLUT4 e da atividade de fatores transcricionais relacionados; e avaliação da atividade metabólica do músculo esquelético no diabetes mellitus.
É fundamental que tenham também experiência prévia em qPCR para mRNAs e miRNAs; western blotting; EMSA; ChIP assay; análise in silico de miRNAs; modelos experimentais de DM1, obesidade e DM2; estimulação elétrica e incubação de músculo esquelético in vitro; e ferramentas variadas para análise de dados.
Os interessados devem enviar uma carta de apresentação resumindo a razão de interesse na bolsa e experiência científica prévia, duas cartas de referência e curriculum vitae resumido (candidatos estrangeiros) ou Currículo Lattes (candidatos brasileiros) para Ubiratan Fabres Machado, coordenador do Projeto Temático da FAPESP e supervisor do estágio, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1700.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
Agência FAPESP