Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
agricoltura campoUm projeto de pesquisa conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP) recebe, até 24 de maio de 2017, inscrições para uma vaga de pós-doutorado em química do solo com ênfase na dinâmica do fósforo. A oportunidade, com Bolsa da FAPESP, está vinculada ao Projeto Temático “Efeitos ambientais na conversão pastagem-cana e intensificação de pastagens”.
De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, professor Luiz Antonio Martinelli, os candidatos devem ter doutorado em ciência dos solos com ênfase na dinâmica do fósforo em solos agrícolas.

Tópicos de interesse incluem, mas não são exclusivos, especiação e distribuição coloide-partícula e efeitos de agregados do solo na estabilidade dessas propriedades.

As tarefas do eventual candidato selecionado incluem, mas não são exclusivas: especiação do fósforo utilizando "X-ray absorption near edge structure (XANES) spectroscopy", fracionamento químico do solo e cinética do fósforo no solo.

O candidato deve ter prévia experiência em trabalho de campo, principalmente com cana-de-açúcar. Fluência em inglês e conhecimento básico de português são requisitos obrigatórios. É também desejável que o candidato tenha obtido título de doutor nos últimos cinco anos. Um número significativo de publicações em veículos importantes e compatível com o estágio da carreira em que o candidato se encontra também é quesito extremamente desejável.

Para se candidatar, é necessário enviar carta explicando a motivação pela vaga e descrevendo suas qualificações, curriculum vitae atualizado, cópia do diploma de doutorado e duas cartas de recomendação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1557.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP