A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Resíduos Agroindustriais e seu uso potencial como materiais apropriados para habitação e infraestrutura (Agrowaste)”, que tem Holmer Savastano Junior com pesquisador responsável.
O NAP BioSMat e o Grupo Constrambi desenvolvem materiais sustentáveis para construções rurais e urbanas com especial interesse em materiais alternativos baseados em cimentos orgânicos e inorgânicos reforçados com fibras vegetais. O grupo trabalha no desenvolvimento de compósitos baseados em resíduos agroindustriais e realiza a caracterização de elementos construtivos com base na análise das propriedades mecânicas, físicas e microestruturais e da durabilidade dos materiais e compósitos.
A equipe do NAP BioSMat e do Grupo Constrambi é formada por alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores doutores (pós-doutorandos) de diversas áreas do conhecimento sob a orientação e a supervisão de professores da FZEA USP Pirassununga, em colaboração com várias instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
A atividade do bolsista estará focada na avaliação de cinzas de resíduos agroindustriais como potenciais adições pozolânicas, fibras vegetais utilizadas como reforço e processo de cura não convencional para materiais compósitos de fibrocimento e no desenvolvimento de uma ou algumas das seguintes atividades:
- Zona de transição interfacial entre fibras vegetais e matrizes cimentícias.
- Cura acelerada em atmosfera saturada de CO2 de compósitos de fibrocimento.
- Tratamentos e nanofibrilação de fibras lignocelulósicas para aplicações de alto desempenho.
- Caracterização física, química e mineralógica das cinzas de biomassa com o objetivo de avaliar a atividade pozolânica.
- Estudo da reação pozolânica em vários sistemas pozolana/Ca(OH)2 e pozolana/cimento.
- Avaliar os complexos mecanismos que ocorrem em pastas de cimento, com caracterização mecânica e microestrutural.
- Estabelecimento de base técnico-científica sobre a viabilidade de produção de cimentos com adições de cinzas agroindustriais.
Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae completo e referências a Holmer Savastano Jr., preferencialmente por e-mail, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., identificando como assunto "Bolsa PD FAPESP", ou por correio, no endereço NAP BioSMat e o Grupo Constrambi - FZEA/USP, Avenida Duque de Caxias Norte, 225, CEP 13635-900.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1507/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP