Esses, também conhecidos como modos de energia zero, justamente por não terem energia por causa de simetrias. Tais estados constituem uma plataforma promissora para a computação quântica topológica.
Apesar de esses supercondutores não estarem presentes na natureza, experimentos (guiados por teoria) têm sido direcionados no sentido do seu desenvolvimento a partir de materiais existentes. Um dos candidatos promissores para tais sistemas são nanofios semicondutores-supercondutores híbridos.
O projeto de pesquisa do qual odoutorando selecionado participará tem foco na aplicação de metodologias inexploradas em busca da construção de um supercondutor topológico.
Os candidatos devem ter mestrado, de preferência em Física ou disciplina relacionada. Experiência em física da matéria condensada experimental é desejada.
Os interessados devem enviar carta, curriculum vitae, histórico escolar e duas referências para Eduardo J. H. Lee, professor brasileiro na Universidade Autónoma de Madrid: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Agência FAPESP