O projeto tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
Entre as áreas contempladas pelo programa, originalmente ministrado em idioma inglês, estão biologia, geologia, geoquímica, geofísica, paleontologia, oceanografia e outras. As candidaturas serão avaliadas pelo comitê científico do programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP. O candidato selecionado receberá bolsa da Capes durante sua permanência no navio Joides Resolution, de acordo com o nível de estudos ou pesquisa do candidato.
Os documentos necessários para a inscrição são currículo em inglês; currículo lattes em português; formulário de inscrição preenchido; plano de participação; e uma das três cartas, de acordo com o vínculo do candidato: carta de recomendação em inglês do orientador (somente para os que estejam cursando doutorado); carta de recomendação em inglês do coordenador do projeto (somente para os que forem membros de projeto do edital IODP/Capes nº 38/2014); ou carta de compromisso em inglês da instituição à qual se vincula o candidato (somente para aqueles que não se enquadram em nenhuma das duas opções anteriores). Esta última deve demonstrar que a instituição proverá apoio ao candidato para continuidade de sua pesquisa pós-expedição.
Programa – O International Ocean Discovery Program reúne grande parte da comunidade científica da área de ciências do mar em águas profundas de diversos países. O programa trabalha com tecnologia avançada em perfuração oceânica, o que permite novas descobertas e disseminação de dados e amostras.
O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do navio de pesquisa Joides Resolution, referência internacional em oceanografia, que reúne equipamentos de última geração voltados à pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP tem o apoio de diversas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente fazem parte do programa.
Desde 2013, o Brasil é membro do consórcio Joides Resolution e colabora com o projeto, por meio de financiamento viabilizado pela Capes. Atualmente, a participação do país prevê uma vaga – ou duas, a depender da demanda – em cada expedição. Para executar as atividades previstas no programa, a Capes tem o apoio de um comitê científico e um comitê executivo.
As inscrições para a expedição devem ser feitas no portal da Capes.
Saiba mais sobre o programa (em inglês).
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes