Titânio e ligas à base de Ti são, atualmente, os materiais metálicos mais amplamente utilizados para implantes dentários e ortopédicos. Entende-se que a topografia da superfície em escala nano ou micrométrica, a química de superfície, a adsorção de proteínas, a formação de biofilmes e a estrutura das camadas de superfície exterior do implante influenciam fortemente a interação de implantes com células e microrganismos.
O objetivo do projeto do CDMF é fazer avançar o conhecimento científico sobre diferentes técnicas de modificação de superfície, a fim de se obter superfícies biologicamente seletivas, promovendo simultaneamente uma adequada adesão de células osteoblásticas, redução das possibilidades de colonização por microrganismos indesejados, juntamente com resistência a alta corrosão e tribocorrosão.
O projeto visa estudar e otimizar tratamentos de superfície para se obter diferentes micro e nanotopografias e a funcionalização. Além disso, a imobilização de moléculas orgânicas e nanopartículas antimicrobianas também será estudada.
Os candidatos devem demonstrar experiência em técnicas de funcionalização de superfícies e técnicas de caracterização com XPS, AFM e espectroscopia Raman.
Os interessados devem enviar ao pesquisador principal do projeto, Paulo Noronha Lisboa Filho, carta de interesse para esta posição, curriculum vitae resumido com grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e duas cartas de recomendação para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1278/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP