A primeira vaga está relacionada à área de Sismicidade de Mecanismos Focais. O bolsista irá supervisionar as análises de pequenos sismos a serem registrados, durante os quatro anos do projeto, tanto pelas estações permanentes da Rede Sismográfica Brasileira como pelas estações temporárias.
Os seguintes temas poderão ser desenvolvidos pelo bolsista: determinações hipocentrais precisas com correções de estação levando em conta variações 3D de velocidade; mecanismos focais de sismos com magnitudes acima de 3.5 usando inversão do momento tensor com formas de onda regionais; análise de esforços intraplaca. Também são planejados estudos de réplicas com instalação de 5 a 10 estações temporárias, incluindo o uso de acelerômetros.
A segunda vaga está relacionada à área de Tomografia Sísmica, com estudos sobre inversões tomográficas conjuntas para estrutura do manto superior, usando ondas P e S telessísmicas, assim como ondas de superfície, essenciais para melhor delinear e entender as anomalias negativas de onda S sob as Bacias do Chaco e Pantanal. Inversão tomográfica conjunta de dados sísmicos e gravimétricos também são planejados. Propriedades sísmicas e de densidade fornecerão importantes parâmetros reológicos para modelamento de convecção do manto superior.
Para mais informações sobre o Projeto Temático acesse www.moho.iag.usp.br/about/projects/PCPB.
Os candidatos deverão enviar curriculum vitae e carta explicando seus interesses de pesquisa e como poderão contribuir com os objetivos do projeto para o pesquisador principal do Projeto Temático, Marcelo Assumpção, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dúvidas sobre a bolsa e o projeto devem ser dirigidas ao mesmo e-mail.
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1221.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica. A reserva técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas às atividades de pesquisa.
Caso o bolsista PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP