As atividades do bolsista se concentrarão na análise de trajetórias multitemporais de desmatamento e degradação florestal na Amazônia em grandes bancos de dados geográficos, com foco na análise, avaliação e validação de padrões espaço-temporais de desmatamento e degradação florestal. Serão realizadas análises com dados de campo e com dados obtidos pelos sistemas de monitoramento da floresta Amazônica do Inpe: PRODES, DETER e DEGRAD.
O candidato deve ter doutorado em Ciências da Terra, Sensoriamento Remoto, Ciências Ambientais ou Engenharia Florestal, obtido nos últimos sete anos. Deve ter experiência em análise e processamento de imagens de sensoriamento remoto de floresta e no uso de geotecnologias. Deve, também, ter experiência no uso de pacotes estatísticos para avaliação de mapas, de preferência em R, práticas de silvicultura, análise de séries temporais e de bases de dados geoespaciais e coleta de dados em campo.
Os interessados devem enviar carta de apresentação descrevendo qualificações e motivo da candidatura, curriculum vitae com dados pessoais, qualificações acadêmicas e cinco publicações mais relevantes, link para página pessoal em sites como Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu; ORCID Research ID, se disponível, além de link para o currículo Lattes para Isabel Escada (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Gilberto Câmara (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Para mais informações, consulte o site do projeto: www.esensing.org.
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1143/.
O candidato selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP