O projeto de Pós-Doutorado terá duração de até quatro anos e envolverá a construção de um sensor que servirá ao mesmo tempo como padrão de frequência óptica e como gravímetro atômico, usando átomos frios dentro de uma cavidade óptica. As partículas fazem oscilações de Bloch e a luz que elas emitem nesse processo será recolhida para medir a frequência de oscilação e, assim, a gravidade.
O candidato selecionado participará da construção do sensor, desenvolvendo a armadilha necessária ao esfriamento dos átomos, o armazenamento desses na cavidade óptica e a rede para observar as oscilações de Bloch.
Interessados devem enviar um e-mail com suas motivações e currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1009.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP