O estudo incluirá, por meio de modelagem socioambiental, uma avaliação sobre as interações e retroalimentações entre os fatores determinantes das mudanças de uso da terra e possíveis impactos na produção de alimentos e na segurança alimentar.
O bolsista estará particularmente envolvido no desenvolvimento da pesquisa científica dentro do CCST/Inpe, em parceria com instituições internacionais integrantes do consórcio de instituições colaboradoras do projeto Devil.
Irá liderar o trabalho de modelagem na componente brasileira do projeto, sendo que as análises serão inicialmente realizadas por meio de modelos globais, espacialmente desagregados, e bases de dados sobre características dos solos, uso da terra, culturas agrícolas e produção animal, desenvolvidos por parceiros no consórcio. O bolsista será também responsável por incorporar os dados e resultados dos modelos de uso e cobertura da terra no modelo FEEDME, uma plataforma de modelagem global de segurança alimentar desenvolvida pela Alberdeen University, no Reino Unido.
O modelo global FEEDME, alimentado pelas estatísticas da FAO e por necessidades nutricionais, será utilizado para derivar as demandas alimentares e os perfis das dietas em nível nacional.
Complementarmente, serão utilizados modelos baseados em agentes incluindo variáveis sobre características sociais, políticas e econômicas para produção de alimentos e comercialização entre países. Juntos, esses modelos irão simular cenários de modo a satisfazer a demanda por alimentos localmente, ou como commodity global, com determinada e regionalizada disponibilidade de recursos relacionados ao solo, culturas agrícolas e produção animal.
Análises regionais investigarão os impactos na segurança alimentar, mudanças no uso do solo e alguns serviços ecossistêmicos nas três regiões que são estratégicas para a segurança alimentar e mudança no uso do solo: América do Sul, África Subsaariana e Sul da Ásia.
Este projeto objetiva produzir uma série de artigos que serão publicados na literatura científica de alto impacto e informações que serão críticas aos geradores de políticas, à indústria e a outros tomadores de decisão.
Os candidatos deverão ter doutorado em Conservação de Recursos Naturais ou Ciências Ambientais concluído há menos de sete anos, experiência comprovada em modelagem de uso e cobertura da terra, preferencialmente no modelo CLUE-S e nos arcabouços de modelagem LuccME/TerraME.
Deverá ter também conhecimentos de programação em R/ e LUA e sobre tema de interações e retroalimentações entre dinâmicas de uso da terra e sistemas socioambientais no Brasil.
Os interessados deverão enviar, em formato PDF, currículo atualizado, carta de interesse (uma página) e nomes e dados de contato de três referências pessoais para o pesquisador principal Jean Pierre Henry Balbaud Ometto no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/985.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP