O bolsista selecionado participará de uma colaboração entre pesquisadores do Brasil – coordenados pelo professor Tiago Pereira – e da Alemanha – coordenados pelo professor Juergen Kurths.
O objetivo dos cientistas é compreender como a estrutura de rede afeta a sincronização global dos geradores de energia. E, em particular, como blackouts podem ser evitados por meio da manipulação de parâmetros da rede.
É preciso ter Doutorado em Matemática Aplicada ou área relacionada e sólida formação em Sistemas Dinâmicos, notadamente em teoria de estabilidade e hiperbolicidade normal.
Candidatos com habilidades comprovadas na realização de investigação científica independente e em programação para ambientes de computação de alto desempenho terão preferência.
Os interessados devem enviar, em formato PDF, currículo e duas cartas de recomendação redigidas por professores universitários para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A bolsa terá duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais 12 meses.
A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/976.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP