As Sapindales apresentam número cromossômico e tamanho do genoma altamente variável e essas carcterísticas geralmente estão associadas a sequências repetitivas.
A proposta de trabalho visa: analisar o tamanho do genoma por citometria de fluxo em representantes das diferentes famílias da ordem Sapindales e determinar o número cromossômico a partir de técnicas de coloração convencional; reconhecer sequências de DNA repetitivo de interesse em espécies selecionadas (e.g., elementos transponíveis e DNA-satélite) mediante sequenciamento de nova geração e mapeamento físico usando FISH; e estudar a relação entre a variação do conteúdo de DNA e a diversidade cariotípica das espécies e gêneros selecionados.
As atividades a serem desenvolvidas incluem o uso de técnicas usuais em citogenética, assim como de citometria de fluxo, FISH e sequenciamento de nova geração.
Os candidatos à vaga devem ter título de doutor em Citogenética, Sistemática, Filogenética, Biologia Evolutiva ou áreas correlatas, com tese desenvolvida em Citogenética de plantas. O título não pode ter sido obtido há mais de três anos da data-limite para inscrição.
Devem, ainda, ter publicação em citogenética usando FISH (se em Sapindales, será um diferencial) e experiência com técnicas de citogenética vegetal usando fluorescência (e.g., FISH) e citometria de fluxo (conhecimento de técnicas de sequenciamento de nova geração será um diferencial).
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/954.
Os interessados devem enviar para os e-mails do pesquisador principal José R. Pirani (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e do pesquisador Pedro Dias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) carta de intenção, com apresentação pessoal, de no máximo uma página A4, com as razões para a inscrição; curriculum vitae com lista de publicações (incluindo os links DOI); e cópias de três publicações selecionadas, da tese de doutorado e do título de doutor ou ainda uma declaração com a data em que a tese será defendida (até 30 de novembro de 2015).
Devem, ainda, fornecer nomes de duas referências pessoais (com endereços eletrônicos). A documentação deve estar em formato PDF, marcada com "FAPESP 2014/18002-2 - PD4 - Cytogenetics" no campo assunto,
Para mais informações, os interessados deverão enviar e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP