Os valores das bolsas estão descritos em fapesp.br/valores/bolsasnopais.
O período de vigência das bolsas BP.EP poderá ser de 12 meses de concessão inicial, renováveis por períodos de 12 meses, respeitando o limite do período de vigência do Auxílio a que se vincula.
Com essa iniciativa a FAPESP espera intensificar a interação entre seus melhores projetos de pesquisa e a escola pública em São Paulo.
Já as Bolsas de Jornalismo Científico (JC) são concedidas para estudantes de graduação e profissionais diplomados em qualquer área, que não tenham vínculo empregatício.
Os candidatos precisam ter sido aceitos como alunos por um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico e como estagiários por empresa de comunicação ou departamento de comunicação de uma instituição de pesquisa.
Os níveis das bolsas são definidos pela escolaridade dos candidatos e podem ser: JC-I, para alunos de cursos de graduação; JC-II, para candidatos que tenham concluído o nível superior; JC-III, para candidatos que tenham concluído o Mestrado; JC-IV, para candidatos que tenham concluído o Doutorado.
O período de vigência das bolsas JC poderá ser de seis meses de concessão inicial, renováveis por no máximo mais seis meses. Os valores estão em fapesp.br/valores/bolsasnopais.
Espera-se um substancial avanço nas atividades de comunicação e divulgação científica dos Projetos Temáticos.
Em ambos os casos, BP.EP e BP.JC, para cada bolsa solicitada como item do orçamento proposto, expressas na solicitação inicial do auxílio, deverá ser apresentado, juntamente com o projeto de pesquisa e como um anexo desse, um plano de atividades para o eventual recipiente da bolsa.
Para os pesquisadores interessados as normas de implementação estão nas instruções normativas da Diretoria Científica da FAPESP:
Instrução Normativa DC028: Norma para concessão de Bolsas do Programa de Ensino Público;
Instrução Normativa DC029: Norma para concessão de Bolsas do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência).
Agência FAPESP