A chamada está voltada a professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, que serão recebidos na USP, Unicamp e Unesp por períodos de no mínimo 45 dias.
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira de valor igual ao salário de um professor das universidades paulistas anfitriãs. O Consulado Geral da França em São Paulo financiará a passagem aérea de ida e volta e seguro internacional.
Os candidatos deverão propor um projeto elaborado em parceria com um professor da universidade paulista participante (professor anfitrião, responsável pelo projeto e pela cátedra) descrevendo de forma sintética as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas, prevendo expressa e detalhadamente as atividades a serem executadas na universidade anfitriã e informando as datas previstas para a estadia no Brasil.
Os projetos poderão ser redigidos em francês, português ou inglês.
As propostas de cátedras para o ano 2016 deverão ser encaminhadas até 13 de novembro de 2015. O comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 18 de dezembro.
Mais informações: http://saopaulo.ambafrance-br.org/Lancamento-do-6o-edital-do-programa-das-Catedras-Franco-Brasileiras-no-Estado?var_mode=calcul.
Agência FAPESP