O professor contratado deve possuir conhecimento para lecionar disciplinas de graduação e pós-graduação, além de coordenar pesquisas em pelo menos duas das seguintes áreas: 1) modelagem, simulação e otimização de processos; 2) instrumentação e controle de processos; 3) termodinâmica aplicada e 4) processos químicos. A capacidade de orientar alunos de iniciação científica, potencial para uma regularidade de publicação em periódicos reconhecidos nacional e internacionalmente, motivação para elaborar e submeter projetos a agências de fomento e empresas e apresentar uma produção científica de acordo com sua formação são aspectos que serão considerados na avaliação.
O processo seletivo é constituído de três etapas: 1) análise da documentação; 2) defesa do memorial (formação acadêmica, evolução profissional e motivações futuras) e proposição de um eventual projeto de pesquisa e 3) apresentação de uma aula para graduação, seguida de arguição da banca. Os temas das aulas serão sorteados dentro de disciplinas básicas da Engenharia Química: Físico-Química, Termodinâmica Clássica, Cinética das Reações e Processos, Fenômenos de Transporte, Modelagem e Simulação.
A documentação exigida na inscrição inclui versão atual e digitalizada do Curriculum Vitae, com a inserção do link de acesso ao Currículo Lattes, breve descrição do memorial e pelo menos duas cartas de referência. Ela deve ser enviada até o dia 30 de novembro para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente ao diretor do departamento pelo endereço:
Departamento de Engenharia Química e de Materiais, PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – CEP: 22453-900
Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Os selecionados nesta primeira etapa serão comunicados no dia 4 de dezembro. As duas etapas seguintes serão nos dias 15 e 16 de dezembro e o resultado final será divulgado até o dia 24 de dezembro.