A proposta busca a utilização conjunta dos métodos de sequenciamento de alto rendimento de DNA e RNA a partir de amostras ambientais, juntamente com dados de metodologias baseadas em cultivo - genômica e fisiologia, para obter informações sobre o funcionamento de comunidades microbianas em solos da Amazônia brasileira.
Essa combinação constituirá um esforço para correlacionar alterações no uso do solo com a ocorrência de grupos e processos microbianos, com foco na geração e consumo de metano.
Como o projeto é multidisciplinar, é desejado que o bolsista tenha habilidades em microbiologia e bioinformática, que esteja familiarizado com técnicas de microbiologia e habilitado à utilização de diferentes técnicas de bioinformática.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/873.
Os candidatos deverão enviar carta de motivação, duas cartas de recomendação, curriculum com publicações que indiquem as habilidades requisitadas e resumo da tese ao pesquisador principal, Fernando Dini Andreote, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos devem ser elaborados em inglês.
O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 15 de novembro de 2015. O início das atividades está previsto para o dia 1º de fevereiro de 2016.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP