O candidato deve ter experiência no uso de programas computacionais para análise de dados de neuroimagem e espera-se que trabalhe em análise de dados de conectividade funcional do cérebro humano, com processamento de dados de ressonância magnética funcional de repouso (RMf-r).
Imagens de RMf-r de idosos cognitivamente normais e de pacientes com doença de Alzheimer (DA) e comprometimento cognitivo leve (CCL) serão pré-processadas usando o software Analysis of Functional NeuroImages (AFNI) e o processamento propriamente dito será feito utilizando programas baseados em Matlab.
A atividade do bolsista envolverá também uso de software para avaliar acurácia diagnóstica entre DA, CCL e idosos com cognição normal para gerar classificadores multivariados baseados em técnicas de aprendizado de máquina (support vector machine). A expectativa é identificar as características das conexões cerebrais críticas para a progressão clínica de cognição normal para CCL e finalmente para AD.
O candidato deverá ter conhecimentos sobre coleta e análise de dados de RMf-r e outras modalidades de neuroimagem.
O bolsista terá a oportunidade de interagir com pesquisadores que se encontram na vanguarda das tecnologias de imageamento amiloide e poderá trabalhar com dados adquiridos nos mesmos indivíduos idosos usando tanto essa modalidade como a modalidade de RMf-r.
Além disso, colocará em prática habilidades de análise de dados, com a tarefa adicional de estabelecer pipelines otimizados para processamento de dados de RMf-r.
A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/876.
Os candidatos devem enviar mensagem para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com curriculum vitae e carta de recomendação.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP