Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
USP logoO Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado no âmbito do projeto temático Caracterização molecular das interações entre carrapatos, rickettsias e hospedeiros vertebrados. As inscrições encerram em 1 de agosto.
O projeto atual tem como objetivo elucidar os fatores moleculares envolvidos na interação entre carrapatos e rickettsias, contando com a participação de uma rede de pesquisadores com expertises complementares, segundo Sirlei Daffre, pesquisadora responsável pelo projeto temático.

Os carrapatos têm hábito de vida parasitário, alimentando-se obrigatoriamente de sangue e/ou linfa de vertebrados. Como resultado da hematofagia, esses artrópodes podem transmitir uma grande variedade de patógenos.

Entre as riquetsioses transmitidas por carrapatos, destaca-se a Anaplasmose Bovina (AB) e a Febre Maculosa Brasileira (FMB). AB é uma doença grave que afeta bovinos, sendo causada por Anaplasma marginale e transmitida por Rhipicephalus microplus no Brasil.

Apesar da grande importância veterinária e econômica, não existe uma vacina comercial para o controle de R. microplus ou AB. Do mesmo modo, não existe uma vacina para a prevenção da FMB, a riquetsiose mais grave que afeta os seres humanos.

Em nosso país, o agente etiológico da FMB, Rickettsia rickettsii, é transmitido por carrapatos do gênero Amblyomma. Os dados gerados podem revelar novos alvos para o desenvolvimento de vacinas para o controle das duas doenças.

Além disso, o projeto investigará a suscetibilidade de A. marginale para antibióticos, permitindo um controle mais eficaz da AB.

Os candidatos devem ter expertise em bioquímica e biologia molecular. É desejável que tenham conhecimento em técnica de cultura celular.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/851.

Os candidatos devem apresentar curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação. Para mais informações sobre o projeto e envio de documentos, os interessados deverão entrar em contato com a pesquisadora Sirlei Daffre, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP