Segundo Telles, o objetivo é “investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos”.
O projeto tem a participação de pesquisadores de diversas instituições. As bolsas serão para o desenvolvimento de pesquisas diretamente vinculadas às frentes do projeto:
1) Mercados ilegais: compreendendo o comércio ambulante e a gestão dos espaços urbanos; mercados ilegais, suas redes e territorialidades urbanas; os mercados criminais de automóveis vistos a partir das periferias; trajetórias e “carreiras criminais”: adolescentes/jovens e mercados criminais;
2) Gestão e conflito nos espaços urbanos: compreendendo a investigação dos conflitos em torno da “gestão dos riscos”; a atuação da Defensoria Pública nas disputas urbanas então presentes e o significado do ativismo jurídico nesse campo de lutas;
3) Rearticulação dos dispositivos de segurança, punição e encarceramento: compreendendo a militarização da segurança pública; dispositivo de punição e encarceramento.
Os bolsistas terão também como atividades: organização e participação em seminários de pesquisa, elaboração de papers, colaboração nos processos de disseminação dos resultados alcançados pelo projeto.
É desejável a formação dos candidatos em Ciências Sociais e bom domínio de inglês ou francês. Ter obtido o título de doutor nos últimos cinco anos e ter produção acadêmica relacionada às temáticas centrais do projeto.
Os interessados devem enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos, até o dia 9 de julho de 2015, com a identificação “Bolsa PD Projeto Temático”: 1) Curriculum vitae atualizado; 2) Projeto de pesquisa de no máximo 15 páginas (Arial ou Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5) em português, inglês ou francês; 3) Carta de interesse na qual o candidato deverá expressar como a bolsa pode contribuir para a sua carreira acadêmica e profissional.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
Agência FAPESP