Economicamente, o gênero se destaca por ser a única fonte do alcaloide pilocarpina, bastante utilizado pela indústria farmacêutica para o tratamento de glaucoma.
Neste projeto serão estudadas as quatro espécies exploradas comercialmente e que também são relacionadas: P. alatus, P. jaborandi, P. microphyllus e P. trachylophus.
As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista incluem a manipulação de DNA (incluindo preparação e otimização de bibliotecas), o uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários e análises genômicas populacionais.
A data-limite para inscrição é 11 de junho de 2015.
A oportunidade de bolsa está publicada em fapesp.br/oportunidades/811. Mais informações podem ser obtidas com Pedro Dias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou José Rubens Pirani (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pesquisadores principais do projeto temático.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado de FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP