Os candidatos devem ter obtido o doutorado há, no máximo, 10 anos. As despesas com transporte e hospedagem serão cobertas pelas financiadoras do evento – a FAPESP e a Japan Society for the Promotion of Science (JSPS).
Coordenado por Paulo Sumida, do IOUSP, e por Hiroshi Kitazato, da Jamstec, o workshop foi um dos selecionados na primeira chamada de propostas lançada pela FAPESP e pela JSPS no âmbito do memorando de entendimento assinado pelas duas instituições em dezembro de 2013.
Uma segunda chamada de propostas no âmbito desse mesmo memorando foi lançada em janeiro deste ano. O prazo para a submissão de propostas termina em 20 de março.
Durante o workshop em Shimoda serão abordados aspectos da biodiversidade e da conservação em margens continentais ativas e passivas, onde ocorrem ecossistemas como fontes hidrotermais, exsudações frias, recifes de corais de mar profundo e fossas oceânicas.
Haverá uma saída de campo, na qual serão feitas observações e coleta de dados com diversas ferramentas para a exploração do mar profundo. As inscrições devem ser feitas até 10 de fevereiro pelo site https://docs.google.com/forms/d/1j8vCoo6hD-8eMEh-VVlNH8p9bVSq_u-sIWQjctjTaC4/viewform.
Mais informações em http://www.io.usp.br/index.php/calendario/icalrepeat.detail/2015/03/25/260/-/fapesp-jsps-workshop-japao
Agência FAPESP