Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
uepb logoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) aprovou projeto de cooperação científica internacional entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade de Delft, da Holanda. O projeto “Tecnologias de tratamento descentralizado de esgotos domésticos” conta com recursos da ordem de R$ 600 mil e contempla bolsas para doutorado sanduíche, pós-doutorado e pesquisador visitante especial.
Inclui também passagens, diárias, seguros saúde e auxílio deslocamento, além de recursos destinados a montagem do sistema experimental na UEPB, aquisição de material de consumo e livros. A execução da iniciativa terá duração de três anos.

De acordo com o projeto aprovado, professores da UEPB farão visitas a Universidade de Delft e docentes da instituição holandesa visitarão a UEPB, para acompanhamento do projeto e reuniões cientificas. O convênio vai possibilitar a aquisição, pelos pesquisadores da UEPB, de tecnologias modernas relacionadas ao uso de biorreatores de membranas dinâmicas para tratamento de resíduos, bem como a formação de recursos humanos com experiência internacional na Universidade de Delft, reconhecida mundialmente por suas pesquisas na área de tratamento de águas residuárias.

O convênio entre as instituições foi articulado pelo professor doutor Wilton Silva Lopes (UEPB), que atualmente cursa pós-doutorado na Universidade de Delft, e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB, que possui Doutorado em Engenharia Ambiental desde 2012. O pesquisador visitante será o professor PhD Jules van Lier, que vai contribuir com a UEPB em estudos e pesquisas na área de tratamento de águas residuárias para seu reuso.

O Professor Dr Jules van Lier licenciou-se em Biologia com Especialização em Microbiologia na Universidade de Nijmegen e cursou mestrado em Tecnologia Ambiental na Universidade de Wageningen (ambas na Holanda). Realizou Doutorado em Tratamento Anaeróbio Termofílico de Águas Residuárias sob a supervisão do professor GatzeLettinga, também na Universidade de Wageningen. Seus projetos de pesquisa estão focados em fechar o ciclo e recuperar água a partir de efluentes industriais e águas residuárias para reuso na agricultura. Têm publicado mais de 200 artigos em periódicos internacionais qualificados e anais de congressos científicos. Atualmente é professor titular da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências na Delft University of Technology. Foi diretor da Fundação “Associates Lettinga (LeAF)”, organização sem fins lucrativos que estimula a aplicação de tecnologias ambientais adequadas para a proteção ambiental e conservação de recursos, que tem o tratamento anaeróbio como tecnologia central. Atualmente, o professor Jules van Lier é membro do Conselho Executivo e Assessor Científico da Fundação LeA.