O objetivo, de acordo com a organização, é oferecer condições para que jovens talentos apresentem trabalhos para a comunidade científica internacional e para o público geral.
Serão selecionados cinco candidatos para a final do concurso, que ocorrerá em outubro, no Rio de Janeiro. Os escolhidos farão apresentações de suas pesquisas e serão avaliados por um júri técnico e pelo público.
As apresentações da final serão feitas em 10 minutos, em português ou inglês, e os candidatos poderão usar material de áudio e vídeo ou qualquer outro suporte ou equipamento científico.
O vencedor ganhará uma viagem para a Europa, para participar de um curso de comunicação científica com os ganhadores das edições do concurso em outros países – entre eles, China, Índia, Japão e Estados Unidos – e poderá visitar um instituto europeu de pesquisa de sua escolha.
Interessados devem desenvolver uma ideia original para apresentar seu projeto de pesquisa, de palestras a apresentações artísticas. A performance deve ser registrada em um vídeo de até três minutos e submetida à organização do evento.
Mais informações sobre as inscrições e o envio do vídeo podem ser acessadas em: ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/links/events/brazil/science_slam/PT.
Agência FAPESP