Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente das submissões de propostas de mobilidade (seed funding).
“A colaboração internacional é essencial para o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto. Levando em conta as qualificações excepcionais da UNC Charlotte, consideramos essa parceria muito importante e esperamos que possa levar a boas colaborações em pesquisa”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.
“A UNC Charlotte está de portas abertas para colaborações amplas com pesquisadores de São Paulo. Parcerias internacionais são fundamentais para investigar problemas de escopo global, como em questões de energia, biodiversidade e doenças”, disse Daniel Janies, professor de Bioinformática e Genômica da UNC Charlotte.
Além da UNC Charlotte, as instituições parceiras da FAPESP que participam da primeira chamada do SPRINT são Baylat/StMBW (Alemanha), University of Sydney (Austrália) e Heriot-Watt University (Reino Unido).
A data-limite para submissão das propostas é 28 de julho de 2014. A FAPESP concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens), seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo em missão científica no país parceiro.
A chamada de propostas do SPRINT está publicada em: www.fapesp.br/8620. Pesquisadores da UNC Charlotte têm mais informações em: http://graduateschool.uncc.edu/sprint-program.
Agência FAPESP