Agora, o Natural Environment Research Council (NERC), um dos Conselhos de Pesquisa britânicos, abriu nova oportunidade de fomento por meio de seu International Opportunities Fund (IOF). O programa oferece recursos para pesquisadores apoiados pelo NERC firmarem parcerias em pesquisa com cientistas de outros países.
O objetivo principal da chamada, que conta com a participação da FAPESP, é alavancar projetos em andamento de pesquisadores parceiros por meio de mobilidade, workshops ou outras atividades de pesquisa.
A FAPESP considerará propostas de pesquisadores principais elegíveis de acordo com as normas da Fundação. O foco da chamada está em pesquisas sobre Ciência do Sistema Terrestre e Mudanças Ambientais Globais.
Serão selecionadas apenas propostas que não sejam tipicamente apoiadas por meio de outros instrumentos de fomento oferecidos pela FAPESP. Proponentes do Estado de São Paulo poderão solicitar à FAPESP até o equivalente a 40 mil libras por proposta de até dois anos de duração.
As propostas deverão estar inseridas em um auxílio da FAPESP. Podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores Principais de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs vigentes também podem submeter propostas
A FAPESP apoiará as propostas aprovadas com a cobertura de despesas de curto prazo para atividades de intercâmbio com pesquisadores do NERC (despesas de mobilidade), da realização de workshops e de pequenas despesas de pesquisa (serviços, equipamentos de baixo custo e outros).
Propostas serão recebidas até o dia 22 de abril de 2014, às 16h (horário de Londres). A FAPESP e o NERC pretendem lançar outra edição da chamada em 2014.
Mais informações sobre a pesquisa estão em: www.fapesp.br/en/8526
Agência FAPESP