O uso desses dispositivos deve aumentar significativamente nos próximos anos, juntamente com os desafios de pesquisa provenientes de limitações de recursos de hardware, energia, redução de custos, banda larga e exposições a intervenções físicas.
Há interesse particular no desenvolvimento de técnicas e tecnologias que possam dar origem a dispositivos IoT de baixo peso e mais seguros contra ataques por canais laterais do que os disponíveis atualmente.
Espera-se que as propostas enderecem um ou mais dos seguintes vetores de pesquisa: criptografia, comunicação de dados e softwares. Adicionalmente, serão bem recebidas as propostas que sugiram tópicos fora desses três vetores, mas que atendam às metas e aos objetivos estipulados.
As propostas também devem atender à regulamentação do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), descritas em www.fapesp.br/pite, exceto para restrições e condições da chamada FAPESP-Intel.
As instituições contemplarão propostas com até dois anos de duração, com renovação anual mediante progresso e aderência ao escopo de pesquisa considerados satisfatórios. O total de recursos disponível para os projetos selecionados é de até US$ 200 mil e as propostas devem ser submetidas até 21 de fevereiro de 2014.
A chamada está publicada em: www.fapesp.br/8282
Agência FAPESP