Ano a ano, os critérios de candidatura sofrem alterações com o objetivo de tornar mais eficiente e justa a seleção dos alunos de excelência. Uma das principais novidades será a pontuação extra dada a alunos que comprovarem proficiência em inglês, desde que a instituição pretendida não exija a língua inglesa como pré-requisito. A medida é uma forma de premiar os estudantes melhor qualificados, tendo em vista ser comum nas universidades estrangeiras o oferecimento de disciplinas em inglês.
O coordenador do intercâmbio outgoing da SRI, Thiago Coelli,orienta que os estudantes fiquem atentos às modificações no edital, evitando, assim, equívocos no momento da candidatura. “Recomendo que eles, antes de mais nada, façam uma leitura minuciosa do edital, que fiquem atentos quanto às datas da entrega de proficiência, declarações e toda documentação pertinente ao programa.”
Segundo a Secretária de Relações Internacionais, Rossana Melo, “é um edital histórico não só pelo numero de vagas, como também pelo número de bolsas, atingimos cem no total, dentro de um programa próprio. O edital abrange os cinco continente, refletindo o patamar que a universidade chegou em termos de internacionalização”.
O PIIGRAD é o programa interno de intercâmbio da UFJF pelo qual a SRI oferece, em um edital universal, todas as vagas oferecidas pelas instituições com as quais mantém acordo de cooperação
Outras informações: (32) 2102-3389 (SRI)