O BE-Basic Consortium é um consórcio público-privado holandês composto principalmente por universidades holandesas, instituições científicas e empresas que tenham recebido dos ministérios holandeses auxílio à pesquisa dentro do Programa BE-Basic.
Por meio da chamada conjunta, FAPESP e Be-Basic pretendem financiar projetos de pesquisa envolvendo a colaboração entre pesquisadores de instituições de ensino superior ou instituições de pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos no Estado de São Paulo e pesquisadores associados ao BE-Basic na Holanda.
Os temas relevantes desta chamada de propostas incluem – mas não são restritivas – as áreas de “Biologia sintética para os biocombustíveis e produtos químicos bioderivados”, “Sustentabilidade” e “Tecnologias industriais para biocombustíveis”.
Na primeira, espera-se o desenvolvimento de ferramentas ou geração de conhecimento fundamental relacionados à manipulação de plantas e microrganismos para a produção de biocombustíveis e produtos químicos derivados de biomassa.
A área de “Sustentabilidade” visa, entre outros pontos, ao monitoramento da expansão dos biocombustíveis, novas tecnologias e seus impactos econômicos, sociais e ambientais sobre a sustentabilidade.
A área de “Tecnologias industriais para biocombustíveis” apoiará pesquisas voltadas, entre outros pontos, para o desenvolvimento de processos, a integração e intensificação de bioprocessos, redução do consumo de energia e uso de resíduos e da vinhaça.
As propostas devem ser apresentadas, em inglês, somente à FAPESP por pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo. A proposta deve ser única, ou seja, escrita em conjunto pelos pesquisadores parceiros do BE-Basic e do Estado de São Paulo.
As propostas devem ser encaminhadas nos formatos Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático ou como parte do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Somente serão elegíveis as propostas envolvendo ambas as partes. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável na Holanda e um pesquisador responsável no Estado de São Paulo. A proposta precisa descrever o trabalho a ser desenvolvido por cada parte.
Os candidatos da Holanda devem assegurar-se de que as atividades estejam incorporadas a um projeto BE-Basic já aprovado ou a um novo projeto submetido para aprovação naquela instituição.
A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/en/8072
Agência FAPESP