Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está com inscrições abertas para o concurso Novos Talentos, destinado a alunos dos últimos períodos e profissionais recém-formados na área do design. Poderão concorrer trabalhos de design de moda, joias, interiores e gráfico. O objetivo é estimular a capacidade de criação, a competitividade dos jovens e contribuir para a sua formação, além de apresentá-los ao mercado.
As inscrições para a 3ª edição do concurso ficam abertas até o dia 1º outubro. Alunos de outras universidades também podem participar. O prêmio para o 1º colocado será um curso na Haute Future Fashion Academy, em Milão, Itália.

A partir deste ano, o concurso será dividido em duas etapas. Na primeira, professores e coordenadores da UVA farão a seleção dos trabalhos. Já a segunda fase contará com uma comissão julgadora, com profissionais da área e formadores de opinião. “Vamos promover a interação dos alunos recém-formados com profissionais de mercado, contribuindo para que eles reconheçam as oportunidades que começarão a surgir”, afirmou a diretora do Campus Barra, Lourdes Luz.

Segundo a diretora, o mercado de design cresce a cada ano. Só na Escola de Design da UVA da Barra da Tijuca, o número de alunos dobrou desde que o curso foi criado, há 10 anos. Atualmente, a Escola de Design tem 600 alunos. A maioria, afirma Lourdes, consegue uma boa colocação no mercado de trabalho. “Nossos alunos estão bem empregados. Outros abrem o seu próprio negócio”, disse.

Na edição 2012, o 1º lugar foi para Felipe Tirelli, designer de móveis formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a cadeira Katto, baseada no conceito da marcenaria tradicional japonesa. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Andreia Maria da Silva e Fernanda Studart, ambas alunas da UVA. Felipe ganhou um curso em Florença, na Itália. “Foi ótimo, pois conheci mais a fundo a cultura renascentista da arte”, disse o jovem.

Sobre o mercado de trabalho, Felipe Tirelli ressalta a importância de se manter atualizado. “O mercado é difícil, ainda mais o de design de móveis, mas tem futuro. Tem que saber se colocar no mercado, se atualizar. Depois que voltei da viagem, consegui outra oportunidade de trabalho”, declarou.  

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.