O concurso envolve a realização de provas em três fases. São elas: julgamento de memorial com prova pública de arguição; prova didática e prova escrita.
O julgamento do memorial terá peso 5 e levará em consideração: a produção científica, literária, filosófica ou artística; a atividade didática universitária; as atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; as atividades profissionais e os diplomas e outras distinções universitárias.
Na prova didática, o candidato terá de apresentar publicamente (durante o período de 40 a 60 minutos) o conteúdo que for sorteado, utilizando-se do material que julgar necessário. Esta etapa tem peso 3.
A prova escrita, com peso 2, será baseada em um assunto de ordem geral e doutrinária, com tema a ser sorteado. A duração da prova será de cinco horas, sendo que, após o sorteio, o candidato terá 60 minutos para fazer anotações e consultas aos livros para posterior redação das respostas.
A fim de participar do concurso, o candidato deve fazer a inscrição pessoalmente ou por meio de procuração na assistência acadêmica do Instituto de Oceanografia, que fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.io.usp.br/Concursos
Agência FAPESP