O principal requisito é ser criativo e descontraído. Desta forma, os pesquisadores terão a chance de mostrar seus projetos, bem como sua criatividade, diante de membros da comunidade científica, empresarial e do público. De acordo com um dos membros da comissão organizadora, Charlotte Grawitz, o concurso será realizado ao mesmo tempo em outros países, como Estados Unidos e Cingapura. "Todos os vencedores viajarão para participar da Euraxess Voice of the Researchers", adianta Charlotte.
Segundo Charlotte, os interessados devem enviar um vídeo de três minutos, descrevendo e explicando a performance que será realizada ao vivo no dia do evento. "Cabe ressaltar que a comissão organizadora não vai julgar a qualidade desse vídeo, que pode ser feita por qualquer dispositivo, até mesmo num telefone celular. O objetivo é o candidato apresentar e explicar resumidamente como fará sua apresentação. Os vídeos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 1o de setembro", explica a organizadora.
Os participantes terão a liberdade de escolher o estilo dessa apresentação, que pode ser pela dança, canto, desenho, filmes etc., bem como selecionar as ferramentas que usarão para realizá-la, como material de áudio e de vídeo, slides, PowerPoint e quaisquer outros meios disponíveis, ou ainda utilizar equipamentos científicos. Os autores das seis melhores propostas serão convidados, com passagem e hospedagem, para participarem da final do Euraxess Science Slam Brazil 2013, previsto para 24 de setembro, no Rio de Janeiro. "Os seis finalistas terão até 10 minutos para se apresentar em inglês", explica Charlotte.
Charlotte conta que a comissão organizadora disponibiliza uma página no Facebook (https://www.facebook.com/EuraxessLinksBrasil?fref=ts) e um site (http://scienceslambrazil.euraxess.org) para mostrar alguns exemplos de apresentações de concursos ocorridos em outros países, como o Chile, e ainda dão dicas para os pesquisadores de como participar desta edição, que acontece pela primeira vez no Brasil. O desempenho dos candidatos será avaliado pelo público e por um júri composto por representantes de Euraxess Links Brazil e de instituições e empresas de pesquisa e desenvolvimento europeias e brasileiras. A assessora da diretoria Científica da FAPERJ, professora Leila Pontes, será um dos membros da comissão julgadora do evento. Quem tiver interesse apenas em assistir a essas performances, pode se inscrever gratuitamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 15 de setembro de 2013.
Como explica Charlotte, a Euraxess Links Brazil iniciou suas atividades no Brasil em maio de 2013. É uma iniciativa que promove a mobilidade dos pesquisadores e a colaboração em pesquisa e desenvolvimento entre Brasil e União Europeia, atuando como uma ferramenta informativa e de networking para os pesquisadores europeus sediados no Brasil e brasileiros interessados em colaborar com a pesquisa europeia. Para informação adicional, veja o vídeo de divulgação (http://bit.ly/18aZXVD) e consulte o site do evento: http://scienceslambrazil.euraxess.org
Assessoria de Comunicação FAPERJ