As pesquisas integram o Projeto Temático “Modelos biológicos de interação planta-patógeno para o entendimento de mecanismos de patogenicidade e adaptação de fitobactérias, respostas de defesa e desenvolvimento de doença em citros”, apoiado pela FAPESP, e os candidatos selecionados poderão solicitar bolsa à Fundação.
O grupo coordenado pelo pesquisador Celso Benedetti, responsável pelo projeto, desenvolve pesquisas com o objetivo de entender os mecanismos moleculares envolvidos na interação citros-bactéria, com ênfase nas interações entre a laranja doce e os patógenos Xanthomonas citri e Xylella fastidiosa, responsáveis pelo cancro cítrico e pela clorose variegada dos citros, respectivamente.
Os bolsistas poderão optar entre os seguintes projetos: “Transformação genética de citros e caracterização molecular de plantas de laranja doce com expressão alterada do fator WRKY envolvido na resistência à Xanthomonas citri”, “Estudo da função de uma cisteína protease (CP) e fator de resposta à auxina (ARF) no desenvolvimento dos sintomas do cancro cítrico” e “Análise molecular da interação entre a ciclofilina CsCYP e o C-terminal da RNA Pol II de citros em promotores de genes alvos de efetores TAL de Xanthomonas citri”.
Os interessados em participar da seleção devem encaminhar curriculum vitae e histórico escolar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 13 de setembro.
Caso o bolsista de pós-doutorado resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
Agência FAPESP