Ainda há a opção de bolsas de doutorado sanduíche pelo programa Erasmus Mundus – cujas inscrições terminam em fevereiro – e a chamada do programa IRAP PhD (International Relativistic Astrophysics), com inscrições até 30 de setembro.
Com inscrições abertas durante todo o ano, o programa de pesquisador visitante brasileira para centros ICRANet na Europa é direcionado a pesquisadores que realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacionalmente, no campo da astrofísica relativística e da cosmologia. A cada ano, são abertas cinco vagas, com duração de 12 meses.
Já o programa de pós-doutorado oferece quatro vagas de dois anos em Centros ICRANet na Europa e na Ásia, e cinco vagas de dois anos em universidades brasileiras e centros de pesquisa com acordos de colaboração assinados com ICRANet. O prazo de inscrição é 1º de setembro.
A parceria Capes/ICRANet tem como objetivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, cientistas e acadêmicos.
Mais informações sobre inscrições: www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721
Agência FAPESP