Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
usaEstão abertas as inscrições para bolsas de estudos de doutorado para brasileiros em universidades dos Estados Unidos. O prazo para se inscrever vai até 30 de setembro. As bolsas, para início do curso de 2014, fazem parte do programa Ciência Sem Fronteiras, e são administradas pela LASPAU: Academic and Professional Programs for the Americas. Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos não é necessário fazer mestrado para ingressar no doutorado.
Porém, é preciso cumprir uma série de requisitos, entre eles ter testes de proficiência em inglês, na área de conhecimento a ser pesquisada e cartas de recomendação de professores.

Os interessados devem entrar em contato com a LASPAU pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os requisitos para se inscrever no programa são:

·         Ser brasileiro ou residente no Brasil;
·         Ter proficiência no idioma inglês;
·         Possuir no mínimo o diploma de bacharelado;
·         Demonstrar um compromisso acadêmico ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Os candidatos não precisam obter a carta de aceite da universidade durante a inscrição da bolsa, pois a entidade fará todo o processo junto às universidades norte-americanas. Para apoiá-los, a LASPAU também oferece uma série de palestras on-line gratuitas que incluem “Como preparar uma candidatura bem-sucedida para o Programa Ciência sem Fronteiras?” e “Planejando prestar o exame GRE?” pelo site www.laspau.harvard.edu.

A LASPAU é uma organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos para o Programa Ciência sem Fronteiras. Atua com a Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para facilitar o processo de candidatura e de admissão de estudantes e profissionais brasileiros em universidades de ponta naquele país.

A meta do programa Ciência sem Fronteiras para doutorado nos Estados Unidos é disponibilizar pelo menos 1.500 bolsas integrais entre 2013 e 2015, sendo no mínimo 500 bolsas de estudo disponíveis para este ano.

O primeiro grupo de brasileiros, com mais de 100 bolsistas, foi aceito em diversas universidades norte-americanas, incluindo Arizona State University, Columbia University, George Washington University, Harvard University, Purdue University, Rice University, Rutgers University, Stanford University, Texas A&M, University of California - Davis, University of California - Irvine, University of California - Santa Barbara, University of Florida, University of Maryland e University of Michigan.

Os programas acadêmicos mais populares incluem Arquitetura e Planejamento Urbano, Ecologia, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Gestão de Recursos Naturais e Microbiologia.