Criado pela Fundação Bunge em 1955, o prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.
Uma comissão técnica composta por cinco membros em cada área de premiação – um deles do exterior – seleciona os pesquisadores na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do grande júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais e reitores, sob a direção do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.
O anúncio dos vencedores será feito em 26 de julho. No dia 27 de agosto, haverá o Café Literário do Prêmio Fundação Bunge, na sede da FAPESP, em São Paulo, com os contemplados na área de Crítica Literária, jornalistas, escritores, críticos literários e representantes de editoas.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 1º de outubro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Em 2 de outubro, a Fundação Bunge, em parceria com a FAPESP, promoverá um seminário internacional sobre Recursos Hídricos e Agricultura, também na sede da Fundação.
O presidente do conselho administrativo da Fundação Bunge é Jacques Marcovitch, ex-reitor e professor da Universidade de São Paulo (USP). Entre os integrantes do conselho estão Celso Lafer, Eduardo Moacyr Krieger e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente, presidente, vice-presidente e diretor científico da FAPESP.
Mais informações: www.fundacaobunge.org.br/linhas-de-atuacao/incentivo-a-excelencia/premio-fundacao-bunge
Agência FAPESP