O objetivo é colocar em primeiro plano as contribuições das ciências sociais para a pesquisa sobre mudanças ambientais.
O documento abordará desafios centrais das ciências sociais impostos pelas rápidas mudanças na realidade global, avaliará a contribuição das ciências sociais para as respostas a essas transformações e fará recomendações para futuras práticas de pesquisa e políticas públicas.
Serão aceitas contribuições em quatro vertentes: “Consequências da mudança climática e da mudança ambiental”, “Condições e visões para a mudança. Interpretação e sentido subjetivo”, “Responsabilidade e ética”, “Governo e tomada de decisão” e “Mudando práticas de pesquisa e novas maneiras de trabalhar em ciências sociais”.
Os candidatos deverão manifestar o interesse enviando uma carta, de no máximo uma página, explicando em que vertente se encaixa sua contribuição, a questão concreta ou área do problema, argumentos principais a serem desenvolvidos e países e regiões a serem tratados.
Terão preferência as propostas de contribuições que tenham foco no papel transformador das ciências sociais, voltadas para problemas concretos prioritários e que dediquem atenção a recortes como gênero, diversidade contextual, vulnerabilidades e riscos.
Os autores de contribuições selecionadas deverão enviar seus artigos até o fim de novembro de 2012. Os artigos deverão ter cerca de 1.500 palavras. Todos eles serão submetidos a avaliação por pares.
Agência FAPESP