A disputa na área de empreendedorismo apresenta projetos nas categorias Indústria, Produtos e Serviços, Biotecnologia e Saúde e Tecnologia da Comunicação, da Educação e Cultura. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e bolsas de estudos na Babson College (EUA), que é considerada a melhor escola de empreendedorismo do mundo. Também serão escolhidos entre os finalistas projetos para participar dos prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo.
Em 2008, a PUCRS teve um aluno vencedor do prêmio. Na época, Liangrid Lutiani era estudante de Engenharia de Controle e Automação e desenvolveu, em parceria com os colegas Karion Guerra, de Engenharia de Computação, e Pamela Catiuscia Rodrigues Martins, da Nutrição, uma proposta de empresa para oferecer uma ferramenta de monitoramento remoto para estações de tratamento de efluentes (ETE) industriais e agroindustriais. O grupo usou a premiação de 50 mil reais para colocar o projeto em prática e qualificar a equipe.
Hoje, o jovem trabalha na PUCRS, e acredita que o aprendizado profissional e pessoal proporcionado pelo concurso será utilizado para toda a vida. "As portas se abrem. As habilidades pessoais e profissionais e a visão que se ganha nessa experiência são fantásticas".
Lutiani destaca ainda que foi necessário muito comprometimento e dedicação para conquistar o prêmio. E complementa: "É uma oportunidade de colocar o talento em prática e fazer a diferença em um mundo que precisa de pessoas capazes de ajudar a transformar a realidade".
No prêmio de Ciência e Inovação, as categorias abrangidas serão Saúde, Tecnologia da Informação, da Comunicação e Educação, Biotecnologia e Indústria. Os ganhadores recebem premiação em dinheiro, troféu e curso on-line de empreendedorismo certificado pela Babson College. As inscrições podem ser feitas pelo site www.santanderuniversidades.com.br/premios.