O pesquisador selecionado será responsável pelas atividades seguintes:
1) Avaliação da evolução da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e da produção de biocombustíveis desde os anos 1990;
2) Avaliação da evolução do agronegócio no Brasil desde os anos 1990 e a produção nacional de alimentos, importação e exportação de produtos agrícolas e comparação com as necessidades de satisfação das recomendações de consumo para a população;
3) Construção de um perfil do agronegócio correlacionado com as necessidades de segurança e soberania alimentar da população brasileira;
4) Co-supervisão de um estudante de iniciação científica e apoio à elaboração de informes de pesquisa durante o desenvolvimento do projeto bem como a publicação dos seus resultados.
O candidato deverá ter experiência nas áreas de pesquisa ligadas à problemática rural, seja nos seus aspectos econômicos (produção e distribuição) como nos sociais (trabalho, demografia, participação social e outros) além de, impreterivelmente, habilidade para trabalho multi e interdisciplinar, pois isso será fundamental para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, deverá ter fluência para redação de artigos científicos e apresentações orais em inglês.
Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo são os seguintes:
a) Uma carta de apresentação justificando o interesse pelo trabalho;
b) Uma cópia do Curriculum Vitae completo e atualizado;
c) Duas cartas de recomendação.
Esses documentos poderão ser enviados em formato PDF até o dia 31 de julho de 2011 para o Dr. Walter Belik (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com cópia para o Dr. Jurandir Zullo Junior (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Outras informações poderão ser obtidas na página do projeto, no endereço www.cpa.unicamp.br/sugarcane_fapesp. A seleção será feita em agosto de 2011, com início previsto para o mesmo mês. Os interessados deverão ter disponibilidade para entrevista presencial no mês de agosto de 2011.
Eventualmente, caso o interessado esteja impossibilitado de se deslocar até Unicamp, a entrevista poderá ser realizada por meio de videoconferência ou pelo Skype.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
Agência FAPESP