Uma parte importante do trabalho consiste no estudo de utilização de rádio fontes artificiais (satélites, por exemplo) como fontes calibradoras para observações solares.
Espera-se também que o pesquisador atue no desenvolvimento de sistemas automatizados para geração de mapas solares com o BDA.
O perfil desejado para o candidato é o seguinte:
Experiência observacional em grandes interferômetros (VLA, GMRT, etc.);
Experiência em desenvolvimento de instrumentação radioastronômica para interferômetros;
Domínio de técnicas de calibração e imageamento a partir de dados interferométricos.
Interessados devem enviar, até o dia 10 de agosto, curriculum vitae para o coordenador do projeto, Hanumant Sawant, pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
Agência FAPESP