Assim, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola regular e os sistemas estaduais e municipais de educação. O programa foi inaugurado na UEMS em 2010, na época com apenas seis cursos de licenciatura envolvidos, todos da unidade de Dourados. O novo projeto iniciado, porém, amplia o número de vagas ofertadas com a implantação do Pibid em 10 unidades.
Na UEMS, as bolsas estão distribuídas entre as unidades de Amambaí (Ciências Sociais e História), Campo Grande (Pedagogia), Cassilândia (Letras e Matemática), Coxim (Ciências Biológicas), Ivinhema (C. Biológicas), Jardim (Geografia e Letras), Mundo Novo (C. Biológicas), Nova Andradina (Matemática), Navirai (Química), Paranaíba (Ciências Sociais e Pedagogia).
Atualmente no Brasil há mais de 29 mil bolsas disponíveis para que alunos de licenciaturas possam qualificar o início de suas carreiras enquanto educadores. Trata-se de uma estratégia do Ministério da Educação com financiamento da Capes no sentido de melhorar o ensino regular público brasileiro e incentivar a formação de professores qualificados.