Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
capes-logoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), divulga, nesta segunda-feira, 11, seleção de projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e do Japão, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
Para participar, a proposta deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. Além disso, a equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o dia 12 de setembro, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

A seleção das propostas consistirá em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e a JSPS, ou de seu representante, para decisão final. Os projetos aprovados iniciarão as atividades em 2012. Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de dois anos.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

(Assessoria de Comunicação Social)