Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unb_logoA comissão permanente do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na UnB definiu mais 300 bolsas de R$ 360 para alunos da instituição. Os incentivos serão destinados em iguais partes ao Programa de Iniciação Científica, aos programas de extensão e a criação da bolsa-atleta. “Essas bolsas ajudam enormemente a atender estudantes e professores interessados em promover a pesquisa e a produção científica”, comemora o professor Mário César Ferreira, diretor de Fomento à Iniciação Científica do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.
As 100 novas bolsas do Reuni serão somadas a outras 752 – financiadas pela universidade, por entidades de fomento e pelo próprio programa – já oferecidas. Os resultados dos editais para a concessão dos benefícios nos próximos dois semestres serão publicados a partir da semana que vem. Acompanhe na página do DPP: http://www.unb.br/ administracao/decanatos/dpp/dific/croedires.html

As atividades extensionistas também vão ser estimuladas. O Decanato de Extensão passa a ter 200 bolsas mantidas pelo Reuni.  “Vai ser fundamental para articularmos com mais força as ações de ensino, pesquisa e extensão”, avalia o decano Oviromar Flores. Ele relata que há intensa demanda de professores para o desenvolvimento de práticas que aproximem mais a UnB da sociedade. “Com as bolsas, poderemos ampliar nossa participação”.

Uma reivindicação de atletas-estudantes também passa a ser atendida com a ajuda do Reuni. Desportistas da UnB receberão bolsas para estimular a dedicação às modalidades. “Será um marco referencial para o desenvolvimento do esporte e para a valorização dos nossos atletas”, diz Lucila Souto Mayor, diretora de Esporte, Arte e Cultura do Decanato de Assuntos Comunitários. O edital para a concessão de bolsas está em desenvolvimento e deve ser lançado em agosto.

Presidente da comissão permanente do Reuni na UnB, Márcia Abrahão Moura diz que as novas bolsas “fortalecem a expansão com oportunidades”. Ela lembra que o mês de julho marca o quarto aniversário da implementação do programa na universidade. “Durante esse tempo, ampliamos nossas vagas, modernizamos projetos político-pedagógicos e iniciamos nossa reestruturação acadêmica”. 

Novos prédios também serão construídos com verbas do Reuni. Confira aqui.

UnB Agência