Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Projeto Temático "Comunicação e Censura: análise teórica e documental de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP", apoiado pela FAPESP, oferece uma oportunidade para pós-doutoramento. Tendo se iniciado em agosto de 2009 e com encerramento previsto para julho de 2013, o projeto visa estudar a censura aos meios de comunicação e às artes a partir dos documentos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, dos quais constam mais de 6 mil processos de censura prévia ao teatro, oriundos da Divisão de Censura do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, de 1930 a 1970.
Trata-se de pesquisa com ramificações interdisciplinares, envolvendo as ciências da informação, as ciências da comunicação, a sociologia, a linguística e história objetivando o resgate da história do teatro paulista e a análise profunda dos processos censórios operados pelo Estado no exercício da censura prévia.

Os interesses de pesquisa se expandem para uma reposição sobre os temas da opinião pública sobre censura hoje. O Projeto Temático é integrado pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Roseli Figaro Paulino e está sob a coordenação geral da professora Maria Cristina Castilho Costa. Mais informações sobre o projeto: http://npcc.vitis.uspnet.usp.br.

Espera-se que o bolsista de pós-doutoramento auxilie no gerenciamento do projeto, oriente bolsistas nos níveis de iniciação científica e pré-iniciação científica, elabore textos de divulgação, auxilie na organização de conteúdos do site e represente o projeto em eventos acadêmicos e junto a instituições parceiras.

Perfil do candidato: profissional com doutorado em ciências humanas ou sociais, ciências da comunicação, ciências da informação ou áreas afins; amplos conhecimentos de cunho acadêmico-operacional na área; boa comunicação oral e escrita; capacidade de trabalho em grupo e habilidade para administrar e gerenciar recursos humanos; capacidade para desenvolver produtos de divulgação; experiência com tratamento, conservação e gerenciamento de documentos; experiência na filtragem, síntese, recuperação e acesso à informação; conhecimento prático e técnico com sistemas informacionais e internet; capacidade para assistir, intermediar e dar apoio a pesquisadores; capacidade para desenvolver e gerir projetos; conhecimentos na área de gerenciamento de arquivos.

Os candidatos poderão ser brasileiros ou estrangeiros, com domínio do idioma português e doutoramento em áreas afins.

Os interessados deverão entrar em contato por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., encaminhando currículo vitae e indicando disponibilidade de horário para entrevista.

A data limite para recebimento dos currículos é 5 de julho de 2011. As entrevistas serão agendadas entre 11 e 15 de julho. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 3091-1607, com Jacqueline.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP