“Quanto mais cedo conseguirmos trazer o interesse científico para o estudante, maior será a produção científica do país”, afirma o diretor. A decana de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, Denise Bontempo, espera uma participação grandiosa por parte dos alunos e pesquisadores da universidade. “O prêmio em si já é de grande importância para o desenvolvimento do interesse do pensar científico, e o tema é igualmente interessante: a questão das cidades requer uma atenção não só ambiental, mas também social, de violência”, disse.
O reitor José Geraldo de Sousa Junior também elogiou a escolha do tema. “A sustentabilidade é de extrema importância, pois gera a responsabilidade social nos pesquisadores e a busca de soluções criativas para problemas graves do meio ambiente. O tema abre também a perspectiva para a multidisciplinaridade, ponto muito significativo hoje em dia”, afirma.
O Prêmio Jovem Cientista foi inaugurado em 1981. O primeiro vencedor foi da UnB, o professor Henrique Sarmento Malvar. Ao longo de seus 30 anos, o projeto já premiou 158 pessoas, entre elas pesquisadores graduados, estudantes de graduação e de ensino médio.
Para participar basta fazer a inscrição pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br/ até 31 de agosto de 2011. Podem concorrer aqueles que já concluíram o curso de graduação e que tenham menos de 40 anos de idade; alunos de graduação que tenham menos de 30 anos; e alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e em escolas técnicas e que tenham menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade em 31 de agosto de 2011. A pré-seleção dos trabalhos ocorrerá em setembro e a divulgação dos vencedores em outubro. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para dezembro, no Palácio do Planalto, e contará com a presença da presidente Dilma Rouseff e de nomes importantes do meio científico.
UnB Agência