Em 2000, o programa aprovou a criação de 11 Centros nas áreas de pesquisa e tratamento do câncer, óptica e fotônica, estudos da metrópole e da violência, sono, genoma humano, terapia celular, desenvolvimento de materiais cerâmicos, biologia molecular estrutural e toxinologia. Pesquisadores responsáveis pelos Centros já estabelecidos poderão concorrer no segundo edital.
As propostas serão recebidas pela FAPESP até o dia 15 de agosto e serão analisadas em duas fases. Para a primeira fase, de análise preliminar, deverá ser encaminhada uma pré-proposta, redigida em inglês. As pré-propostas selecionadas para a segunda fase serão convidadas a apresentar propostas completas, que também deverão ser redigidas em inglês.
As propostas podem ser apresentadas por pesquisadores com título de doutor e vínculo formal com instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.
O programa CEPID, inspirado no modelo adotado em 20 centros da National Science Foundation, nos Estados Unidos, estabelece um novo paradigma de organização da pesquisa científica porque propõe uma visão integrada da atividade de pesquisa com a transferência do conhecimento gerado para o setor público e privado e a educação em diferentes níveis, do treinamento de alunos e professores a cursos de pós-graduação.
Os Centros podem estabelecer parcerias com a indústria ou organizações responsáveis pela implantação de políticas públicas e estimular a formação de pequenas empresas que utilizem os resultados da pesquisa.
Mais informações: www.fapesp.br/cepid
Agência FAPESP