O programa é administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa e Coordenadoria de Programas Institucionais, compreendendo os seguintes subprogramas: Pibic/CNPq; Pibic/Fapespa; Pibic/UFPA; Pibic/UFPA (Campi do Interior), Pibic-AF (Ações Afirmativas)/CNPq e Pibic-AF/UFPA. Para os dois últimos, poderão ser contemplados com bolsa apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com exceção dos campi do interior, nos quais professores com título de mestre poderão se inscrever, somente pesquisadores doutores (ou perfil equivalente) estarão aptos a participar da seletiva. Títulos à parte, todos os docentes devem coordenar ou participar de, pelo menos, um projeto de pesquisa cadastrado na Propesp, até 6 de maio.
Os estudantes, indicados pelos professores, deverão estar regulamente matriculados na UFPA e não ter nenhum vínculo empregatício com qualquer instituição, inclusive com a própria Universidade.
Ao todo, serão 120 Bolsas para Pibic/UFPA, 40 Bolsas para Pibic/UFPA (campi do interior) e 50 Bolsas Pibic-AF/UFPA. As cotas para os demais subprogramas ainda não foram definidas. A bolsa, estimada em R$ 360,00 mensais, terá duração de 12 meses, com previsão de início para o mês de agosto.
Os docentes interessados devem preencher, eletronicamente, a ficha de inscrição, disponível em www.pibic.ufpa.br. Além disso, é preciso enviar o plano de trabalho do bolsista, a planilha de pontuação com dados de suas atividades no último quinquênio e o Curriculum Vitae, modelo CNPq-Lattes, atualizado até a data de inscrição. O resultado preliminar da seletiva está previsto para 30 de maio.
Mais informações, consultar o edital do programa aqui.
Assessoria de Comunicação da UFPA