Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucminas-logoNove alunos e um professor da PUC Minas terão a oportunidade de estudar em universidades chinesas e ibero-americanas em 2011. A chance vem através do programa Santander Universidades, divisão global do banco Santander. O anúncio foi feito durante reunião entre o gerente Santander Universidades, Marcos Moutinho Cabral, a vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, e membros da administração superior da Universidade, no dia 18 de abril.
As bolsas são oferecidas dentro do programa Top China e do programa em universidades ibero-americanas. No Top China, o objetivo é possibilitar que alunos e professores brasileiros passem três semanas em uma universidade chinesa, como uma possibilidade de troca de conhecimento. De segunda a sexta-feira, os alunos e professores participarão de grupos de estudos. Nos finais de semana, o objetivo do Top China é promover um tour pelo país, uma oportunidade de se estudar sobre a História da Arte da China. Quatro alunos e um professor da PUC Minas serão contemplados com as bolsas para as universidades de Pequim e Shanghai Jiao Tong. Para universidades ibero-americanas, serão selecionados cinco alunos que permanecerão nos destinos por seis meses.

Os critérios utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada universidade participante. Nos próximos dias, a PUC Minas lançará edital com os pré-requisitos estabelecidos, condições e prazo de inscrição. Para participar da seleção, os interessados devem preencher alguns requisitos mínimos, como fluência em inglês, bom desempenho acadêmico e boa comunicação interpessoal.

Segundo Moutinho Cabral, o grupo da PUC Minas que esteve na China em 2010 foi muito bem avaliado. "Encheu-nos de orgulho saber que a PUC Minas fez a diferença." Para a vice-reitora, as bolsas de estudos são de grande importância para a Universidade: "Poder oferecer oportunidades como estas para nossos alunos nos orgulha".

A professora Rita Louback, assessora de Relações Internacionais, que esteve na China ano passado na equipe da PUC Minas, afirma que os estudantes retornaram com mais um exercício prático da missão da Universidade, de respeito e entendimento com relação à diferença, à tolerância e à boa vontade entre os povos.

Assessoria de Comunicação
PUC Minas