Será considerado relevante para a análise o uso de estratégias experimentais inovadoras. Embora sejam esperadas propostas de estudo da biota paulista, a chamada não se restringe às fronteiras do Estado de São Paulo.
Os inventários devem ser cuidadosamente planejados por especialistas, incluindo coletas, obtenção de amostras para análise molecular, quando possível, técnicas de preservação e depósito em museus/herbários ou coleções indexadas internacionalmente para assegurar sua fixação.
Projetos com potencial de aplicação na área de conservação e recuperação da biodiversidade, utilizando os conhecimentos gerados, principalmente por meio da determinação de espécies novas e ameaçadas e de hot-spots de biodiversidade, também são estimulados.
As propostas devem ser apresentadas nas linhas de fomento de Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Para propostas do Programa Jovens Pesquisadores poderão ser consideradas propostas enviadas por pesquisadores residentes em outros estados brasileiros ou no exterior (brasileiros ou não) que desejam desenvolver pesquisa no Estado de São Paulo.
Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/5945
Agência FAPESP