“O estagiário e os trainees terão a oportunidade de acompanhar e participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa e educação ambiental, participando também de processos organizacionais da instituição, contribuindo para o aprendizado das atividades extracurriculares”, ressalta.
Trainee
Recém-formados e estudantes dos cursos de Biologia, Oceanografia, Ecologia, Gestão Ambiental e Medicina Veterinária poderão candidatar-se a duas vagas do Programa de Treinamento e Capacitação com ênfase em mamíferos aquáticos da Amazônia, realizado na capital amazonense.
As atividades de auxílio à pesquisa envolvem os mamíferos aquáticos que habitam a biota amazônica: peixe-boi (Trichechus inunguis), lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis). Elas serão desenvolvidas, de forma voluntária no período de três meses, principalmente no LMA em Manaus (AM); entretanto, dependendo do tempo de trabalho disponível, atividades em campo poderão ser realizadas.
O LMA e a Ampa disponibilizarão todo o material e condições necessárias para a realização das atividades. Os trabalhos realizados pelos selecionados serão acompanhados pelos profissionais do Laboratório.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos trainees, estão a leitura obrigatória de publicações e trabalhos já desenvolvidos pelo LMA e pela Ampa; o manejo dos animais, como o auxílio durante a biometria, o registro dos dados e o auxílio aos tratadores no fornecimento da alimentação; tabulação e catalogação de dados; auxílio em eventuais necropsias; auxílio nas atividades diretas de educação ambiental, como palestras em escolas e grupos de visitantes, além de visitas guiadas aos tanques de peixes-bois e ariranhas.
Os programas de estágio e de capacitação da Ampa/ LMA são coordenados pelos biólogos Diogo Souza e Gália Mattos. De acordo com Souza, os programas permitem a troca de experiências e a consolidação da teoria na prática, além de preparar os estudantes do ensino superior ao mercado de trabalho.
“Os interessados às vagas deverão apresentar disponibilidade mínima de três meses. A capacitação poderá ser realizada em qualquer época do ano, de acordo com o interesse do candidato. É importante que o candidato tenha conhecimento da língua inglesa, capacidade de interação com crianças e respeito às características culturais da região”, comenta Souza.
Projeto Ariranha, em Balbina
A terceira vaga disponível no Programa de Capacitação e Treinamento é direcionada ao Projeto Ariranha, em Balbina, do LMA/Inpa. Universitários e recém-formados em Biologia ou Medicina Veterinária podem candidatar-se.
O LMA e a Ampa, em parceria com o Centro de Preservação e Pesquisas de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), vem realizando na Vila de Balbina, município de Presidente Figueiredo (cerca de 190 quilômetros da capital) um trabalho de sensibilização ambiental, preservação e conservação de ariranhas (Pteronura brasiliensis).
Algumas das atividades que o selecionado terá que realizar em Balbina são: monitoramento dos grupos de ariranhas no lago de Balbina; censo de tocas de ariranhas; palestras, oficinas e abordagens educativas com vistas à educação ambiental junto aos moradores.
O trainee terá direito à alimentação e ao alojamento na Vila de Balbina (quando em campo, poderá haver a necessidade de ficar em barracas). O selecionado deverá obrigatoriamente possuir um seguro de vida, visando à sua segurança durante o período de estágio. Instituições bancárias disponibilizam este tipo de seguro de forma rápida e barata. Vacinas contra tétano, febre amarela e hepatite também são obrigatórias.
“É importante salientar que as distâncias são um fator limitante na maior floresta tropical úmida do mundo, portanto, a infra-estrutura nas bases de campo são básicas. Não há água encanada nem luz elétrica nas áreas fora da Vila. O selecionado deverá vir preparado para dormir em redes”, ressalta a bióloga Márcia Munik.
Estagiário de Designer
O candidato deverá ter cadastro no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e estar cursando entre o quarto e sétimo período do curso de Designer Gráfico. O contrato mínimo é de três meses, podendo ser prorrogado por mais três meses, de acordo com o desempenho apresentado. O estágio possui carga horária de 24 horas semanais e a seleção será feita através da análise de currículo e portfólio. Será disponibilizada ao estagiário uma bolsa-auxílio no valor de R$500 (quinhentos reais) mais ajuda de custo para vale transporte.
Será levado em consideração, durante as seleções, o conhecimento em edição e criação de peças gráficas, de software para edição de áudio e vídeo, criatividade, dinamismo, organização, planejamento, trabalho em equipe e capacidade de comunicação.
O selecionado auxiliará na gestão do website da associação, na produção de material gráfico e promocional, empregando softwares específicos como ferramenta para trabalhos de editoração eletrônica, tratamento de imagens, ilustração vetorial e multimídia para apresentações visuais e peças de comunicação e zelará pela manutenção da identidade visual da Ampa.
Os editais, a lista dos documentos a serem entregues e mais informações sobre o estágio para Designer e o Programa de Capacitação, realizado em Manaus e em Balbina, estão disponíveis no site www.ampa.org.br. Os interessados devem encaminhar os documentos exigidos para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo número (92) 3236-2739.
Comunicação Social do Inpa